sexta-feira, 21 de setembro de 2012
Toda mulher precisa, a cada ano, fazer uma consulta ginecológica. E, também uma vez por ano, durante a consulta, deve se submeter ao tal exame preventivo. Mas o que ele previne?
Exame preventivo, Papanicolau ou citologia cervical são diferentes nomes para o mesmo exame. Sua função principal é prevenir o câncer de colo de útero, uma das maiores causas de mortalidade feminina.
O primeiro Papanicolau deve ser feito no início da vida sexual. Em algumas situações, como a presença de corrimentos, o exame pode ser realizado mesmo durante a infância. Ele deve continuar por toda a vida da mulher, mesmo após a menopausa e a velhice.
O exame deve ser realizado, a princípio, uma vez por ano, mesmo por mulheres sem vida sexual ativa. O médico pode optar por um intervalo maior, quando é feita uma sequência de exames normais, ou por períodos mais curtos quando houver alguma pequena ferida, por exemplo.
O exame é colhido durante o exame ginecológico. Com a paciente deitada na maca, o médico insere o espéculo, aparelho em forma de bico de pato, com a função de afastar as paredes da vagina. Existem diferentes tamanhos, permitindo que mesmo mulheres virgens possam fazer o procedimento. Depois, o médico coleta células do colo do útero com uma espátula e uma espécie de cotonete. Esta etapa pode ser desconfortável, especialmente quando a paciente se encontra muito tensa.
O material coletado é enviado para análise em laboratório. As células são identificadas, verificando-se se estão dentro da normalidade ou se há alterações. Essas alterações podem ter variadas causas, como doenças sexualmente transmissíveis (DST), HPV e tumores. Inflamações e infecções aumentam o risco de câncer de colo de útero, sendo importante o diagnóstico precoce para possibilitar um tratamento adequado. Outros exames, como a colposcopia, podem ser necessários para uma avaliação mais precisa, no caso de alterações.
O resultado do exame deve ser analisado pelo médico, que fará a relação com os sinais observados durante o exame clínico e, quando necessário, solicitará outros exames para confirmação do diagnóstico e definição do tratamento.
Mais informações em:
quinta-feira, 20 de setembro de 2012
CAMPANHA FIQUE SABENDO
No dia 29 de setembro de 2012 será realizado o Dia da Campanha do Fique Sabendo em todas as Unidades de Atenção Primária da rede pública. A Jamil Haddad não vai ficar de fora dessa. Mas, afinal, o que é esse tal de "Fique Sabendo"?
O FiqueSabendo
é uma
mobilização de incentivo ao teste de AIDS e tem como objetivo conscientizar a
população sobre a importância da realização do exame. Artistas e formadores de
opinião já estão se envolvendo para incentivar a população a fazer o teste e
diminuir cada vez mais o preconceito em relação ao HIV/ AIDS.
Fazer o
teste de AIDS é uma atitude que mostra como você se preocupa com a sua saúde.
O que vai ser feito no "Dia do Fique Sabendo"?
- Testagem
rápida para HIV (Aids);
- Testagem
para Sífilis;
- Coleta de
exames citopatológicos (preventivo).
O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir
da coleta de amostra de sangue, com a garantia do sigilo nos resultados.
Todos os testes serão a partir de demanda livre. Basta você procurar a sua unidade básica no dia da campanha e fazer o teste.
Nos vemos lá =)
terça-feira, 18 de setembro de 2012
Ação de Prevenção na escola IPEG
A nossa equipe esteve na escola IPEG, dando um gás na molecada com um assunto delicado mas que precisa ser abordado: Gravidez na Adolescência. Confere aí =)ALBUM NO FACEBOOK
sexta-feira, 14 de setembro de 2012
terça-feira, 11 de setembro de 2012
10 dicas para se proteger do Câncer
1. Pare de fumar! Esta é a regra mais importante para prevenir o câncer.
2. Uma alimentação saudável pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%. Coma mais frutas, legumes, verduras, cereais e menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados. Sua dieta deveria conter diariamente, pelo menos, cinco porções de frutas, verduras e legumes. Dê preferência às gorduras de origem vegetal como o azeite extra virgem, óleo de soja e de girassol, entre outros, lembrando sempre que não devem ser expostas a altas temperaturas. Evite gorduras de origem animal (leite e derivados, carne de porco, carne vermelha, pele de frango etc) e algumas gorduras vegetais como margarinas e gordura vegetal hidrogenada.
3. Evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas. Os homens não devem tomar mais do que dois drinques por dia. As mulheres devem se limitar a um drinque.
4. É aconselhável que homens, entre 50 e 70 anos, na oportunidade de uma consulta médica, orientem-se sobre a necessidade de investigação do câncer da próstata. Os homens com histórico familiar de pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos devem realizar consulta médica para investigação da doença a partir dos 45 anos.
5. Pratique atividades físicas moderadamente durante pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana.
6. As mulheres, com 40 anos ou mais, devem realizar o exame clínico das mamas anualmente. Além disto, toda mulher, entre 50 e 69 anos, deve fazer uma mamografia a cada dois anos. As mulheres com caso de câncer de mama na família (mãe, irmã, filha etc, diagnosticados antes dos 50 anos), ou aquelas que tiverem câncer de ovário ou câncer em uma das mamas, em qualquer idade, devem realizar o exame clínico e mamografia, a partir dos 35 anos de idade, anualmente.
7. As mulheres com idade entre 25 e 64 anos devem realizar o preventivo ginecológico periodicamente. Após dois exames com resultado normal com intervalo de um ano, o preventivo pode ser feito a cada três anos. Para os exames alterados, deve-se seguir as orientações médicas.
8. É recomendável que mulheres e homens com 50 anos ou mais realizem exame de sangue oculto nas fezes, a cada ano (preferencialmente), ou a cada dois anos.
9. Evite exposição prolongada ao sol, entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar. Se você se expõe ao sol durante a jornada de trabalho, procure usar chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.
10. Realize diariamente a higiene oral (escovação) e consulte o dentista regularmente
Fonte: INCA