Por planejamento familiar ou planeamento familiar entende-se como conjunto de ações que têm como finalidade contribuir para a saúde da mulher e da criança e que permitem às mulheres e aos homens escolher quando querem ter um filho, o número de filhos que querem ter e o espaçamento entre o nascimento dos filhos, o tipo de educação, conforto, qualidade de vida, condições sociais, culturais e seus níveis, conforme seus princípios de necessidade. Existem recomendações da Organização das Nações Unidas no sentido do acesso universal aos serviços de Planeamento Familiar, e de esse serviço ser parte dos Serviços de Saúde Pública.
Há métodos contraceptivos para permitir evitar ter uma gravidez indesejada. Exemplos são a pílula, o preservativo (masculino e feminino), o dispositivo intrauterino (DIU), o diafragma, espermicidas.
Para ser bem sucedido, um programa de planejamento familiar deve ser parte integrante de um plano econômico. Requer a existência de uma série de condições favoráveis, como educação, saúde, atendimento médico-hospitalar, consciência e aprovação popular. O Planejamento é muito importante para aquele que no momento não deseja ter filhos, mas que futuramente pode mudar de idéia. Durante as aulas você fica conhecendo todos os métodos disponíveis, o que acaba lhe dando uma visão mais ampla para que possa escolher o que mais combina com você.
Na Clínica da Familia Jamil Haddad o Grupo voltado ao Planejamento Familiar é composto pela Enfermeira Fernanda e as Agentes de Saúde Ingrid Nascimento e Geane Mara. A Inscrição é gratuita e pode ser feita diretamente com seu agente de saúde. Fica a dica =)
0 comentários:
Postar um comentário